×

O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão

O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão

Por Gustavo Maiato

Lançada no álbum “Cardume” da banda gaúcha Nenhum de Nós, o hit “O Astronauta de Mármore” já passou de 33 milhões de execuções no Spotify, se tornando a segunda mais executada na plataforma atrás de “Camila, Camila”, com 37 milhões.

A historia dessa música, versão de “Starman”, de David Bowie, é repleta de curiosidades que envolvem desde a composição até a recepção. Uma dessas histórias diz respeito a forma curiosa com que ela nasceu, conforme conta o vocalista Thedy Corrêa em entrevista.

“O trabalho de composição do disco não estava fluindo como gostaríamos. Então, estourou ‘Camila’. Estávamos no estúdio e nosso produtor, que era executivo da gravadora, precisava sair do estúdio toda hora para fazer outras coisas. O técnico do estúdio também deixava a gente para não pressionar. Ficávamos um tempo sem fazer nada e tentando bolar algo. Um dia, resolvemos tocar músicas covers que fazíamos nos shows. Tinha aí dentro ‘Starman’, do David Bowie. Ninguém conhecia isso. Resolvemos gravar nossa versão. Eu sempre fui meio metido e resolvi ligar tudo para gravar a guia”.

No caso da recepção, muitos rockstars da época torceram o nariz. Foi o caso de Arnaldo Antunes e Renato Russo.

“Nós começamos a ser massacrados. Para piorar, nossos colegas de outras bandas começaram a falar mal também. O Arnaldo Antunes falou mal da gente na Bizz. O Marcelo Nova também. Eles falaram que as rádios estavam ruins e tem até banda tocando versão do David Bowie. Seria um sinal de que as rádios estavam ruins. Até que chegou um dia que o Renato Russo falou que o rock brasileiro está num momento ruim porque tem banda que acha que fazer rock é gravar música do Bowie e não cair na estrada. Achei aquilo um pouco demais porque eu adorava o Renato Russo”, disse Thedy.

A crítica mais curiosa, entretanto, veio das pessoas que acusaram a banda de errar o português no refrão.

“Essa música tocou em rádios de todas as classes sociais. Das mais populares até as de rock. Aí, é claro que fomos massacrados por todos. ‘Que merda vocês fizeram com essa música? Tem um erro de português!’. Quem se liga para um erro desses? Eles pegaram no nosso pé nos chamando de burros. Um verso dizia ‘E ver ele voltar’ e tinha que ser ‘Vê-lo voltar’, entendeu? Para piorar, os colegas de profissão começaram a falar mal também. Por exemplo, o Arnaldo Antunes e o Marcelo Nova falaram mal da gente. Falaram que as rádios tocavam essa versão de música do David Bowie e isso era um sinal de que as rádios estavam ruins”.

Curtiu nosso conteúdo? deixe seu comentário, participe, sua opinião é muito importante!

Siga @serraorockclub em todas as redes sociais

Publicar comentário